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sábado, 15 de dezembro de 2012

EJA e educação popular em Paulo Freire

Este texto foi publicado no Jornal Folha Regional dia 14 de dezembro de 2012, p. 4. 



Lúcio Vânio Moraes. Mestre em Educação e Doutorando em História-UFSC
Bolsista do FUMDES
e-mail:lucio.v.m@bol.com.br

Auridéia Réus Cardoso Moraes. Graduada em Pedagogia
E-mail:aurideiamoraes@yahoo.com.br  

A proposta de estudo de Arlene Andrade Malta em seu trabalho “A Aprendizagem na educação de Jovens e Adultos: a emergência de diferentes saberes na re-significação de práticas escolares (2004)” é entender a EJA numa perspectiva de educação democrática, multicultural e emancipadora. A base teórica da autora é o professor Paulo Freire, que apresenta subsídios para uma Educação Popular, ou seja, as pessoas comuns aprendam a agir politicamente e buscar a transformação de uma vida difícil para uma forma de se viver melhor. Para a autora, essa perspectiva de educação que oportuniza ação, reflexão e ação entre os estudantes, só será realizada se a escola avançar tecnicamente. Para isso, existem diversos aspectos que a escola precisa despertar para que a educação de adultos seja de qualidade e que exista entre os estudantes a apropriação do conhecimento. Nesse sentido, a escola deve entender que os estudantes são sujeitos históricos, afetivos, conscientes, políticos e por isso precisa relacionar tais conhecimentos com o saber escolar. Por isso, a escola emancipadora valoriza o conhecimento do estudante trazido de casa, da vida, pois, ele já possui leitura de mundo. Isso de acordo com a autora, é o ponto inicial para se ensinar conteúdos científicos e sistematizados. Cabe então a escola valorizar, além disso, a cultura dos estudantes.
De forma geral, Paulo Freire nos alerta que para uma educação de adultos ser de qualidade, a escola precisa articular o conhecimento científico com a realidade do estudante; trabalhar o real, a vida, a história do estudante e proporcionar reflexões da sua experiência humana é o eixo norteador do educador brasileiro Paulo Freire.     

Palavras chave: Educação. EJA e escola emancipadora.      





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