Justificativa: Nas últimas
décadas a historiografia brasileira tornou mais frequente a pesquisa com uma
realidade empírica anteriormente quase que monopolizada pela sociologia e
antropologia no âmbito das ciências sociais: as chamadas religiões mediúnicas e
afro-brasileiras. Os historiadores ao entrarem neste domínio passaram a
encará-lo a partir da especificidade do seu campo de conhecimento,
interessando-se em pesquisar os aspectos diacrônicos e suas interfaces com
apreensões no campo historiográfico reveladas principalmente pela presença da
história cultural, da história oral, da micro-história, da história conceitual,
entre outras abordagens. Por outro lado, a história das religiões e das
religiosidades passou a incorporar a pesquisa sobre as religiões mediúnicas e afro-brasileiras
entre suas temáticas, o que é visível, tanto na produção dos trabalhos
terminais de Graduação e Pós-Graduação nas IES brasileiras, quanto na produção
bibliográfica contemporânea. Um exemplo desta saliência da temática das
religiões mediúnicas e afro-brasileiras está no número de trabalhos
apresentados, últimos anos, nos Simpósios Nacionais organizados pelo GT
“História das Religiões e das Religiosidades” da ANPUH.
Bibliografia:
CAMARGO, Cândido Procópio F.
de. Kardecismo e Umbanda. Uma interpretação sociológica. São Paulo: Livraria
Editora Pioneira, 1961.
GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos: uma história da condenação e legitimação do espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1977.
ISAIA, Artur Cesar (Org). Orixás e espíritos. O debate interdisciplinar na pesquisa contemporânea. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006.
GIUMBELLI, Emerson. O cuidado dos mortos: uma história da condenação e legitimação do espiritismo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1977.
ISAIA, Artur Cesar (Org). Orixás e espíritos. O debate interdisciplinar na pesquisa contemporânea. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006.
_________(org). Crenças, sacralidades e religiosidades: entre o consentido e o marginal. Florianópolis: Insular, 2009.
___________. ___________.Religião e magia na obra dos intelectuais da umbanda. Projeto História. São Paulo, (37) 195-214, 2008.
___________, MANOEL, Ivan A. (orgs). Espiritismo & Religiões Afro-Brasileiras. São Paulo: UNESP, 2012.
OLIVEIRA, José Henrique Motta de. Das macumbas à umbanda. Uma análise histórica da constituição de uma religião brasileira. Limeira (SP): Editora do Conhecimento, 2008
REIS, João José. Domingos Sodré. Um sacerdote africano. Escravidão, liberdade e candomblé na Bahia do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2008
SÁ JR, Mário Teixeira de. A invenção da alva nação umbandista: a relação entre a produção historiográfica brasileira e a sua influência na produção dos intelectuais de umbanda (1840/1960). Dourados: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2004 (Dissertação de Mestrado em História).
SAMPAIO, Gabriela dos Reis. Majestades do oculto: imagens de líderes religiosos negros na literatura dos oitocentos no Brasil. In: BELLINI, Lígia, SOUZA, Evergton Sales; SAMPAIO, Gabriela dos Reis (orgs.). Ensaios de história religiosa do mundo luso-afro-brasileiro, séculos XIV-XXI. Salvador: Editora Corrupio-EDUFBA, 2006.
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